top of page

Dia Nacional do Geriatra

Atualizado: 19 de out. de 2020

No dia 16 de maio comemora-se o dia nacional do geriatra. Neste dia, em 1961, foi fundada a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Em um país como o Brasil, onde vivem aproximadamente 30 milhões de idosos, a geriatria é uma especialidade médica essencial.


O geriatra é o médico especializado no envelhecimento e seu papel é extremamente amplo – desde o atendimento de idosos bastante ativos e funcionais até o acompanhamento de pacientes acamados e/ou em cuidados paliativos.


Uma característica da geriatria é caminhar sempre junto com a gerontologia – o campo que estuda o envelhecimento sob uma perspectiva multiprofissional. Assim, o cuidado multidisciplinar é essencial para o desenvolvimento do cuidado com o idoso. Há, portanto, uma gama muito grande de profissionais especializados em gerontologia, como: fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais,

fonoaudiólogos, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, entre outros. Isso permite uma abordagem que é não só biológica, mas também psicológica e social.


Assim, o médico geriatra é alguém que é capaz de propiciar ao idoso não apenas uma vida mais saudável, mas também uma melhor qualidade de vida. O envelhecimento ativo é o maior objetivo dessa ciência que tende a crescer ainda mais no nosso país.


Um feliz dia a esses profissionais que previnem doenças, reabilitam e, mais importante, CUIDAM dos nossos idosos!



154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page