top of page

Cuidados com o idoso durante o inverno


A estação fria chegou e é importante ressaltar os cuidados com a pessoa idosa durante o inverno. Por conta das baixas temperaturas, é importante que utilizem roupas adequadas, que retenham o calor, assim como boas cobertas durante a noite. Acessórios como toucas, cachecóis e luvas também são muito bem-vindos.


Os banhos devem ser rápidos e de preferência durante a tarde, quando a temperatura está mais amena. E após o banho a recomendação é passar um bom hidratante, para evitar a pele seca. A hidratação acaba passando batido durante o inverno, mas não deixa de ser importante. É crucial que a pessoa idosa, que já costuma beber menos água, se mantenha hidratado. Outras opções seriam sucos, água de coco, vitaminas e chás.


Apesar do clima pouco atraente, é importante que o exercício físico continue sendo praticado, mas em ambientes cobertos para evitar a exposição ao vento gelado. Fazer exercícios de alongamento, com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas, é uma opção de manter o corpo em ativa. Shoppings e outros locais fechados são boas opções para um passeio rápido e seguro do frio.


Mesmo sendo importante preservar a temperatura mais quente da casa, manter as janelas abertas durante o dia é importante para a entrada de raios solares. Apesar disso, durante o inverno é normal que haja queda da vitamina D, por isso é feita sua reposição (com orientação médica). Além disso, podem-se aumentar o consumo de alimentos ricos de vitamina D como o peixe, fígado e gema de ovo. Sopas, caldos e outras bebidas quentes também ajudam a manter a temperatura do corpo durante essa fria estação.


Ter o idoso já vacinado contra gripe e pneumonias evita que, caso contraia alguma dessas doenças, não evoluam para casos graves. E falando em cuidados hospitalares, ter um acompanhamento médico é o passo mais relevante, pois se houver qualquer confusão mental ou dificuldade ao respirar ou se locomover, um especialista deve ser acionado.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page